A importância do brincar no equilíbrio emocional das crianças.

A infância em nossa sociedade é considerada o período do desenvolvimento do ser humano que vai do nascimento até aproximadamente o décimo – segundo ano de vida de uma pessoa, esse período é caracterizado por uma linguagem própria, que tem um significado extremamente importante no desenvolvimento infantil, que é o brincar. Através dele a criança constrói a base principal e o suporte para toda a sua vida.
O brincar é uma ação que vai além da busca de prazer, é uma forma de lidar com os desejos, irritações e frustrações entre outros sentimentos que possam inconscientemente existir dentro da criança, possibilitando conhecer um pouco de si mesma e do outro, quando busca parcerias e explora os objetos.
O ato de brincar conduz a criança a experimentar, descobrir, inventar, aprender e conferir habilidades além de estimular a curiosidade e a autoconfiança, a autonomia e ainda proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da coordenação motora.
A criança quando brinca tem uma interação constante, tornando-se cada vez mais criativa ao comunicar-se com seus pares, expressar-se através de múltiplas linguagens, podendo descobrir regras e tomar decisões. A ludicidade nessa concepção se torna necessária e indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança conduzindo-a para um desenvolvimento progressivo de uma personalidade sadia.
Brincando a criança cria, recria e representa os acontecimentos que lhe deram origem. Toda brincadeira é uma imitação transformada no plano das emoções e das ideias de uma realidade anterior. Quando brinca a criança se transporta para um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonho onde a realidade e faz-de-conta se confundem.
O brincar não é um simples passatempo e nem uma ação sem função importante sendo apenas para o entretenimento da criança, ele tem um significado muito maior relacionado à construção da identidade da criança. A ação lúdica na infância é compreendida como um processo que auxilia a criança a confiar em si mesma e em suas capacidades, fazendo com que ela desenvolva uma personalidade adulta capaz de saber lidar com as adversidades e manter-se forte após enfrentá-las. Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas e ansiedades.
O que está acontecendo com a mente da criança determina sua atividade lúdica, brincar é sua linguagem secreta e deve ser respeitada mesmo quando for difícil de compreender o seu sentido.
A privação do lúdico, consequentemente da ação de brincar na infância, faz com que a criança quando adulta apresente grande dificuldade de trabalhar em equipe e lidar com as adversidades.
A ludicidade, ou seja, o brincar deve ser motivo de reflexão constante na ação docente, principalmente na Educação Infantil, devido a sua importância para um desenvolvimento infantil equilibrado do ponto de vista físico, cognitivo, emocional e social.
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Valdina Augusto Souza é professora, pedagoga, escritora, poetisa e contadora de histórias. Neuropsicopedagoga clínica e institucional, é especialista em educação especial e inclusiva, além de especialista em neurociência aplicada à educação. Recebeu o título de Doutora Honoris Causa em educação, literatura, cultura popular brasileira, história das religiões e neuropsicopedagogia. Valdina é membro de diversas academias de letras, como a FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes), a AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira) e a ABRESC (Academia Brasileira de Escritores). Coautora de várias antologias nacionais e internacionais, ela também atua como colunista na TV Paraguaçu e no Jornal Rol, ambos com abrangência internacional. Foi agraciada com o Comendadorado Mérito Literário Monteiro Lobato, o Comendadorado do Mérito Literário Machado de Assis, e o título de Comendadora da Cultura Nacional. Além disso, é Chanceler da Arte e da Literatura, Embaixadora da Cultura da Paz e recebeu a Caneta de Ouro 2023. Valdina Augusto Souza é autora dos livros “Palavras em Poesia”, “A Menina que Gostava de Histórias”, e “O Galinho Corajoso”.
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Adorei esta matéria escrita pela professora Valdina, és uma excelente profissional e td o que diz sobre o aprendizado da criança sempre começa pelo que ela mais gosta o BRINCAR.
Uma das melhores Professoras de Paraguaçu Paulista e região! Parabéns! Sucesso Valdina 🌹
Parabéns Valdina!!
Uma excelente matéria que nos mostra e esclarece que o brincar não é somente a brincadeira em si, mas o que está por trás de
toda a ação, interação o qual a criança vivência na sua infância através do lúdico.
Sou uma gde admiradora de seu “trabalho” realizado durante todo sua vida pois o realizou com muito amor, dedicação e sempre com excelência . Um gde abraço!